Imprimir

A voz feminina do Batuque de Umbigada

 

Lançado em 2012, o CD de Anicide Toledo foi produzido com o intuito de valorizar a cultura do Batuque de Umbigada.

Com 21 faixas e realizado pela Diretoria de Patrimônio Cultural, que integra a Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Capivari, o CD A voz feminina do Batuque de Umbigada pode ser ouvido aqui na íntegra, desde o seu lançamento oficial em Capivari, que aconteceu em 10 de novembro.

 

Capa do CD de Anicide Toledo

 

A apresentação do CD é feita pelo então Diretor do Patrimônio Cultural da cidade, Nori Figueiredo, que comenta:

"Este disco grava, como presente para as gerações vindouras, a voz maior de dona Anicide Toledo, merecidamente chamada de primeira dama do Batuque.

Este disco também registra as canções do Batuque de Umbigada, resistência cultural feita de música e dança, portanto de alegria.

Realiza assim, em seu ato inaugural, o Centro de Memória do Museu de Arte e Cultura Dr. Cesário Motta Júnior, a um só tempo duas ações fundamentais e prazerosas para quem ama e vive a nossa preciosa cultura popular."

 

Imagem do encarte

 

Com produção musical de Flávio Carvalho, contou com os percussionistas Ariel Diego Caxias da Silva (matraca), Silvio Celso Boaventura de Almeida (quinjengue), Valmir Benedito e Carlos Roberto Toledo (tambu).

As participações especiais foram de Márcio Magnusson (guitarra nas faixas "Escravidão" e "Amor da minha vida"), Vitor Priante (violini nas faixas "Capivari e Tietê" e "Amor da minha vida"), Miguel Ângelo Annicchino (piano na faixa "Amor da minha vida") e do próprio Flávio Carvalho (voz na faixa "Amor da minha vida").

A gravação e a mixagem foram feitas no Studio Winner, pelo técnico de som Rai. A masterização foi feita peloa Absolute Master, pelo técnico Neto Grous. O design gráfico da capa e do encarte foi de André Stenico, com fotos de Nori Figueiredo (capa) e Daniele Groff (encarte).

Colaboraram para a realização o Museu Afro Brasil, Marta Joana da Silva e Gabriela Fiuza.

 

Imagem do encarte

 

01 - Depoimento

02 - Escravidão

03 - Que país é este

04 - Repique do tambu

05 - Vai e vem

06 - Agradecimento

07 - Resposta

08 - Capivari e Tietê

09 - O que Deus me deu

10 - Saudade

11 - São João que me perdoe

12 - A nega

13 - Marvado tambu

14 - Sinhá Sereia

15 - Tempo

16 - Toda festa que eu vou

17 - Luís Gama

18 - A terra funda

19 - Nega maluca

20 - Amor da minha vida

21 - Despedida

 

 

EMPRESAS COM
RESPONSABILIDADE SOCIAL
linha_sep_sfdum-dumemecarrara