Imprimir

Central de Educação e Atendimento da Criança

 

casa-da-crianca logoA Central de Educação e Atendimento da Criança  CEAC, conhecida como Casa da Criança de Capivari, foi fundada em 27 de setembro de 1994 e é uma associação civil voltada ao atendimento assistencial, educacional e moral de crianças e adolescentes, assim como suas famílias, tendo a seguinte missão:

• Proporcionar educação física, intelectual, profissional, moral, social, cívica, desportiva e sexual;

• Orientar as famílias das crianças e adolescentes atendidos, objetivando sua reorganização e o seu ajustamento social;

• Promover a colocação da criança e do adolescente como estagiário em empresas públicas e privadas.

A Casa da Criança proporciona orientação às famílias, através de grupos terapêuticos e/ou visitas domiciliares, promovendo, quando possível, a inserção desses familiares em oportunidades de emprego.

São oferecidas cerca de 80 refeições diárias (café da manhã, almoço e café da tarde) para crianças, adolescentes e gestantes, de segunda a sexta-feira.

Mensalmente é realizada a festa dos aniversariantes, com bolo e distribuição de presentes. São realizadas também festas em épocas comemorativas: Páscoa, Junina, Dia das Crianças e Natal.

Durante toda a semana acontecem os grupos terapêuticos, oficinas, passeios, exibição de filmes e/ou atendimentos psicológicos individuais, de acordo com o "Projeto de Inserção Social: construindo o ser e o saber", em horários diversos e alternados, atendendo às crianças e adolescentes no contraturno da escola.

Nas manhãs de domingo, acontece o Projeto Sibemol, uma oficina coordenada por voluntários da instituição, com objetivo específico de proporcionar atividades de musicalização para crianças e adolescentes, por meio de aulas de percussão, violão e canto.

E, no período da tarde, as crianças e adolescentes participam de uma oficina de futebol, em um campo cedido gratuitamente para a atividade. O transporte e o treinamento são realizados por voluntários da instituição.

 

HISTÓRIA

Em 1994 um grupo de pessoas imbuídas de bom-senso, espírito humanitário e responsabilidade social, reuniram-se no salão nobre da Faculdade de Administração de Capivari (atual CNEC), para fundarem a Central de Educação e Atendimento da Criança - CEAC. Nesse dia, ficou decidido que a instituição teria, como nome popular, "Casa da Criança", e que seria uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, sem vinculação político-partidária ou religiosa.

Nesse período, o Brasil atravessava uma fase conturbada. O sociólogo Fernando Henrique Cardoso havia sido eleito presidente e, um pouco antes, os brasileiros haviam atravessado um período nebuloso no chamado impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello.

Alguns anos antes, em 1990, havia sido aprovado o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA e, nesse início de década, houve alguns acontecimentos graves, como o episódio conhecido como a Chacina da Candelária, no Rio de Janeiro, onde oito adolescentes, moradores de rua, foram barbaramente assassinados a sangue frio, por policiais militares, enquanto dormiam sob uma marquise em frente à Igreja da Candelária.

Essa somatória de fatores e a preocupação com o futuro das crianças e adolescentes de nossa cidade, levou as seguintes pessoas a plantar a semente para um futuro melhor: Ailton Giovanetti Júnior, Ailton Pereira Brito, Alexandre Pacheco May, Alfredo Mattar Macluf, Ana Alves Gerônimo, André Luiz Teixeira Nardi, Ângelo Carlos Tezotto, Ângelo Ovídio Valesin, Arnaldo Divo Rodrigues de Camargo, Beatriz Fonseca Macluf, Delçon Andriotti, Dirceu Ortolani Stein, Eliana Aparecida Fronho, José Maria Carravero, Lenira Puglia Raimundo de Góes, Lourdes Assunção Forti, Luiz Antonio Pereira da Silva, Marco César Raimundo de Góes, Mara Regina Rodrigues Tezotto, Maria Amélia D'Arcádia, Maria Angélica Albertini Ortolani, Maria Angelina Marturano, Maria Aparecida de Arruda, Maria Elisa Chiarini Martins, Marilena Toledo Amaral Andreotti, Marli Oliveira, Nadir Prado Monticelli, Nilde Antonio Barroso de Brito, Norberto Vidoto de Negreiros, Norival Benedito Figueiredo, Otávio da Costa, Otília Fornazieri, Pedro Ortolani, Rosa Maria Macluf Carravero, Rosângela Précoma, Vera Lúcia Cassaniga e Virgínia Bastos de Mattos.

Graças a essas pessoas, muitas crianças e adolescentes carentes são atendidos diariamente na instituição, hoje dirigida também por integrantes que abraçaram a causa da criança e do adolescente em Capivari.

 

REGISTROS

  • CNPJ: 00.365.696/0001-50
  • Inscrição Estadual: isenta
  • Utilidade Pública Estadual: lei nº 14.445/2011, de 4 de maio de 2011
  • Utilidade Pública Municipal: lei nº 2.642/1999, de 4 de agosto de 1999
  • Conselho Municipal de Assistência Social: inscrição nº 07
  • Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente: registro nº 11 

 

DIRETORIA ATUAL

  • Presidente – Marcos Marrocco
  • 1º vice-presidente – Arnaldo Divo Rodrigues de Camargo
  • 2º vice-presidente – Diogo Rodrigues Tezotto
  • 1º tesoureiro – Leonardo Carrara
  • 2ª tesoureira – Letícia Rodrigues de Camargo
  • 1ª secretária – Jeisele Renata Rosada
  • 2ª secretária – Maria Aparecida de Arruda Sant'Anna
  • Conselho Fiscal – Antonio Carlos Rossi, Carlos Giraldi e Carlos Roberto Iaucci
  • Suplentes do Conselho Fiscal – Norival Benedito Figueiredo, Ricardo Pacheco da Cunha Cruzatto e Rogério Antonio Alves

 

COMO AJUDAR

A Casa da Criança de Capivari aceita todo tipo de doação: mantimentos perecíveis ou não, produtos de limpeza, eletrodomésticos, móveis e contribuições financeiras.

Contas bancárias para depósito de doações em dinheiro:

  • BANCO SANTANDER
    Agência 0149 - C/C 13-001141-1
      
  • CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
    Agência 0298 - Op. 013 - C/P 5640-9

A instituição está à disposição dos interessados em realizar trabalhos voluntários.

 

MAIS INFORMAÇÕES

  • Rua da Glória, 97 - Jardim São Luís
      
  • Telefone: 19 3491-5944
     
  • www.casadacriancacapivari.org.br
     
  • O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 

ARTIGO RELACIONADO

 

 

EMPRESAS COM
RESPONSABILIDADE SOCIAL
linha_sep_sfdum-dumemecarrara