Imprimir

José Roberto Guedes de Oliveira

 

José Roberto Guedes de Oliveira, nascido no dia 12 de dezembro de 1944, na cidade de Capivari, é filho de José Guedes de Oliveira e Alice Meneghesso Guedes.

Fez os seus estudos primários no Grupo Escolar “Augusto Castanho” (hoje E.E.P.G. Prof. Augusto Castanho). Em 1958 muda-se para São Paulo, onde veio estudar na Escola Senai Artes Gráficas, no bairro do Cambuci.

Em 1959 volta à sua terra natal, vindo a exercer serviços em escritório de contabilidade. Inicia seus estudos secundários na Escola Técnica de Comércio, em 1961. Em 1964 assume a presidência do então fundado Grêmio Estudantil 10 de Julho, do mesmo estabelecimento de ensino. Em 1967 forma-se como técnico de contabilidade.

Por volta de 1971 muda-se para Indaiatuba, colaborando com artigos nos seus dois jornais: Tribuna de Indaiá e O Democrata. Em Capivari manteve, por longo tempo, colaboração com o Jornal da Cidade e o Correio de Capivari.

No campo da poesia, participou de vários concursos, obtendo menção honrosa: Centenário Santos Dumont (Ministério da Aeronáutica), Biblioteca de Sousas-SP, Prefeitura Municipal de Itajaí-SC, Biblioteca de Lençóis Paulista-SP, Biblioteca Municipal de Capivari e outras.

Foi vencedor do 1º concurso sobre “A vida e obra de Rodrigues de Abreu”, evento ocorrido em 1978, em Capivari. Prêmio Emílio Castelar Personalidade 2008, em Madrid-Espanha, e 1º colocado no Prêmio Internacional de Poesia pela Paz 2010, em Bogotá-Colômbia.

De 1976 a 1979 foi professor da Escola de 2º Grau Candelária, em Indaiatuba. Em 1981 realizou o curso de extensão universitária (ensino a distância) de “Introdução à Ciência Política”, pela Universidade de Brasília.

É bacharel em direito pela FADITU – Faculdade de Direito de Itu e pós-graduado em direito ambiental. Foi aluno especial do Instituto de Geociências da Unicamp (2003). É também pós-graduado em especialização de economia do trabalho e sindicalismo (2004), pelo Instituto de Economia da referida universidade.

Participou da fundação e da 1ª diretoria da APAE de Indaiatuba. Foi membro e secretário da Loja Maçônica “Ordem e Progresso”, de Indaiatuba; membro-fundador da Academia Indaiatubana de Letras; ex-membro do Conselho Consultivo da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba; ex-membro do CNRH – Conselho Nacional de Recursos Hídricos; membro-fundador do Movimento Capivari Solidário; consultor jurídico e voluntário do Instituto Brasileiro de Fluência – IBF e ex-membro da Câmara Técnica de Educação Ambiental – CT-EA dos Comitês do PCJ.

Tem realizado constantes palestras sobre Rodrigues de Abreu, Tarsila do Amaral e Octavio Brandão em cidades como Capivari, Bauru, Campos do Jordão, São Paulo, Hortolândia, Indaiatuba, Viçosa-AL, Maceió-AL e outras, bem como sobre direito ambiental em escolas de ensino fundamental, secundário e faculdades.

Casado com a professora Ana Maria Rodrigues de Oliveira, tem três filhos: Josevaldo, Maria Fernanda e Marília.

Obras publicadas:

Capivari em duas décadas (1900 a 1921), Capivari, SP, 1992
Rodrigues de Abreu e suas cartas de amor, Bauru, SP, 1994
Rodrigues de Abreu – in memoriam, Capivari, SP, 1997
Meu caro Rodrigues de Abreu, Capivari, SP, 2003
J. Prata – belas páginas, Capivari, SP, 2004
Cartas de Octavio Brandão – memória, Florianópolis, SC, 2005
Viva, Astrojildo Pereira!, Brasília, DF, 2005
Octavio Brandão – dispersos e inéditos, Recife, PE, 2008
Walt Whitman – um poeta brilhante, Capivari, SP, 2009
O coronel e a poeta, Campinas, SP, 2009
Astrojildo Pereira – in memoriam, Brasília, DF, 2010
A beleza da arte – artigos e crônicas de Homero Dantas (Eduardo Maluf), Capivari, SP, 2011
Capivari – 180 anos, Capivari, SP, 2012

Obras preparadas:

Antologia poética de Capivari – volumes I e II (coletânea de poesias)
Folhas revoltas (poesias)
Laura Brandão – poesias (antologia)
Veredas de Guimarães Rosa (ensaio biográfico)
Saudade (estudo histórico)
Recursos hídricos e meio ambiente (abordagens)
Verão de amor (poesias organizadas)

Para entrar em contato, escreva para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

 

 

ARTIGO PUBLICADO:

 

 

EMPRESAS COM
RESPONSABILIDADE SOCIAL
linha_sep_sfdum-dumemecarrara