Imprimir

Lançamento do CD de Anicide Toledo em Capivari

 

Acontece no dia 10 de novembro de 2012, a partir das 19h30, na Casa da Cultura de Capivari, uma roda de conversa e a apresentação do Batuque de Umbigada de Capivari, Piracicaba e Tietê, seguidas do lançamento do CD de Anicide Toledo: A voz feminina do Batuque de Umbigada.

O Batuque de Umbigada é uma cultura afrodescendente, que chegou junto com os negros africanos trazidos para trabalhar nas lavouras de cana-de-açúcar e café.

Nesta época o Batuque era bem diferente de agora, realizado em finais de semana, casamentos, batizados e outros acontecimentos, no meio das famílias negras, que dançavam em quintais, sem calçados e com roupas do dia a dia.

Hoje os grupos se apresentam uniformizados: as mulheres com saias estampadas e batas lisas com cores escolhidas pelo líder do grupo, chamado de mestre, e os homens com calças brancas e camisas vermelhas.

Anicide de Toledo é considerada a voz feminina do Batuque de Umbigada, e gravou seu CD em outubro de 2011, na cidade de Capivari. O pré-lançamento aconteceu no dia 23/06/2012, em São Paulo, no Museu Afro Brasil.

O CD é uma realização da Diretoria de Patrimônio Cultural, que integra a Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Capivari, com o intuito de valorizar a cultura do Batuque. Cópias estarão disponíveis para instituições culturais de todo o Brasil.

A Casa da Cultura de Capivari, onde será realizado o lançamento oficial do CD na cidade, fica na Rua Saldanha Marinho, 188 - Centro.

Mais informações: (19) 3492-5281 ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Lançamento do CD de Anicide Toledo em Capivari

 

 

EMPRESAS COM
RESPONSABILIDADE SOCIAL
linha_sep_sfdum-dumemecarrara