Imprimir

Alcoólicos Anônimos ajuda dependentes e garante anonimato

 

Alcoólicos Anônimos ajuda dependentes e garante anonimatoA bebida, quando convertida em um problema familiar, fica muito difícil de resolver sozinho o estrago que ela proporciona no lar. A princípio, muitos dos dependentes admitem que conseguem parar por conta própria, mas pouco tempo depois a vontade volta redobrada, levando o indivíduo novamente ao mundo de perturbações e conflitos.

O Alcoólicos Anônimos (A.A.) encasa a desestruturação causada pela bebida como uma doença, que em particular , deve ser  enfrentada como qualquer outro problema  sério com a saúde física e mental.

Todos os fatos médicos conhecidos indicam que o alcoolismo é uma doença progressiva. Uma vez que a pessoa perde o controle da bebida, o problema torna-se pior, nunca desaparece. O alcoólico só tem, no fim, duas alternativas, beber até morrer ou ser internado num centro de reabilitação, afastando-se do álcool em todas as suas formas.

Estima-se que hoje existam cerca de 116 mil grupos do A.A e mais de 2 milhões de membros em 180 países. No Brasil, há cerca de 6 mil grupos.

O A.A. em Capivari fica localizado na Rua Professor Dulcina Hoppe, 78, bairro Santo Antônio (Antiga Guarda Municipal). As reuniões acontecem as quartas e sextas, às 20h, e aos sábados, às 9h. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 9461-1839, ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Sobre

O Alcoólicos Anônimos é uma irmandade de homens e mulheres que compartilham suas experiências, forças e esperanças, a fim de resolver seu problema comum e ajudar outros a se recuperarem do alcoolismo. O único requisito para se tornar membro é o desejo de parar de beber.

O A.A. não está ligado a nenhuma seita ou religião, nenhum movimento político, nenhuma organização ou instituição, não deseja entrar em controvérsia e não apoia nem combate quaisquer causas. O propósito primordial é manter os frequentadores sóbrios e ajudar os outros alcoólicos a alcançarem a sobriedade.

Para ser membro de A.A. não há taxas ou mensalidades, pois são autossuficientes, graças às próprias contribuições.

Anonimato

Tradicionalmente, os membros da A.A. sempre cuidaram de manter seu anonimato em nível público, na imprensa, no rádio, na televisão, no cinema e, mais recentemente, na Internet. Nos primeiros dias de A.A. quando a palavra “alcoólico” levava um estigma maior do que hoje, era fácil entender este receio de identificar-se publicamente.

À medida que Alcoólicos Anônimos foi crescendo, logo se tornaram evidentes os valores do anonimato. Os novatos devem ter a possibilidade de buscar ajuda com total segurança de que sua identidade não será revelada a ninguém fora da Irmandade.

Ademais o conceito de anonimato pessoal tem também um significado próprio – que contribui para refrear o os impulsos de reconhecimento pessoal e poder, prestígio e riqueza que provocaram tantas dificuldades em outras sociedades. A eficácia relativa ao trabalho com os alcoólicos poderia ver-se prejudicada em alto grau se fosse buscado ou aceitado o reconhecimento público.

 

Fonte: O Semanário, 08 de março de 2013.

 

 

EMPRESAS COM
RESPONSABILIDADE SOCIAL
linha_sep_sfdum-dumemecarrara