Imprimir

Outubro Rosa lembra a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama

Secretaria da Saúde de Capivari realiza campanha com disponibilidade de exames de prevenção ao câncer de mama e de colo de útero até o dia 09 de novembro.Somente no ano de 2011, o câncer de mama fez mais de 13,2 mil vítimas no Brasil e é a segunda maior causa de morte entre mulheres no País. Durante este mês, a campanha Outubro Rosa busca conscientizar e combater o câncer de mama, alertando sobre os riscos e a necessidade de um diagnóstico precoce deste tipo de câncer. As chances de cura chegam até 95% se a doença for detectado precocemente.

De acordo com o Ministério da Saúde, o número de mamografias realizadas no ano de 2012 em relação ao ano anterior aumentou em 37%. Foram 2,1 milhões de procedimentos realizados no ano passado contra 1,5 milhão em 2011.

A dominação Outubro Rosa remete à cor do laço que simboliza a luta contra a doença. O movimento iniciou-se nos Estados Unidos, na década de 90, onde vários estados tinham ações isoladas de realizações de mamografia e de detecção do câncer de mama no mês de outubro.

Por iniciativa da Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama),a campanha chegou ao Brasil em 2008 e atualmente o movimento prevê ações durante todo o mês em várias partes do País.

Capivari

O município de Capivari abraça a causa e a partir deste sábado, dia 05, até dia 09 de novembro, a Secretaria da Saúde promove a “9ª Campanha de Prevenção do Câncer de Mama e Colo de Útero” nos Postos de Saúde do município.

As mulheres podem realizar os exames de segunda feira a sexta-feira, nos Postos de Saúde do Centro e dos bairros Padovani, Castelani, Porto Alegre, São João, Engenho Velho e Santa Rita.

Aos sábados, os locais de coletas e exames serão: Centro de Saúde e Posto de Saúde do Padovani (nos dias 05, 19 e 26 de outubro e 09 de novembro, das 8h às 12h), Posto de Saúde do Castelani (hoje dia 05, das 8h às 12h), Posto de Saúde do Porto Alegre (no dia 19, das 8h às 12h), Posto de Saúde do Engenho Velho (no dia26, das 8h às 12h) e Posto de Saúde do São João (no dia 9 de novembro, das 8h às 12h).

O exame preventivo do câncer do colo do útero, conhecido popularmente como exame de Papanicolau, é indolor e eficaz. Para garantir a eficácia dos resultados, a mulher deve evitar relações sexuais um dia antes do exame, não usar duchas, medicamentos vaginais ou anticoncepcionais locais nos três dias anteriores ao procedimento, além de não se submeter à avaliação durante o período menstrual.

Câmara

A Câmara Municipal de Capivari também aderiu esta semana, à campanha mundial Outubro Rosa. A fim de aumentar a conscientização das mulheres de Capivari para a necessidade de prevenção, o Legislativo está usando em seu site o banner do movimento. O mesmo está sendo usado na foto de capa da rede social Facebook. A partir da próxima segunda-feira, dia 07, a campanha será mencionada na abertura das sessões ordinárias.

Na última terça-feira, dia 1º, o senador, Renan Calheiros, informou que colocou em votação ao Senado, projetos referentes ao combate ao câncer de mama. Serão priorizados o projeto de lei que prevê o acesso às políticas de prevenção, detecção e tratamento desse tipo de câncer por portadoras de deficiência e a proposta que determina a inclusão de medicamentos de uso oral contra o câncer nas coberturas obrigatórias dos planos de saúde.

Para o presidente da Câmara Municipal de Capivari, André Luís Rocha (PSOL),a campanha é muito importante para a conscientização das mulheres sobre a necessidade de exames preventivos para o diagnóstico precoce do câncer de mama. “Como médico e à frente do legislativo, tenho o dever de levar à população a preocupação com essa prática. Acredito ainda que essas campanhas integram o pensamento desta legislatura. Queremos provocar discussões de grande interesse para a sociedade e, assim, buscar soluções e apresentar propostas que gerarão impactos positivos no desenvolvimento de Capivari”, disse.

Causas

As causas do câncer de mama são desconhecidas. O histórico familiar constitui um fator de risco mais importante, especialmente se o câncer ocorreu na mãe ou em irmã, se foi bilateral e se desenvolveu antes da menopausa.

Outro fator de risco é a ingestão regular de álcool, mesmo que em baixa quantidade, que gera um aumento moderado do risco de câncer de mama. As formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o autoexame das mamas, o exame clínico e a mamografia.

 

Fonte: JCR – Jornal da Cidade Regional, 05 de outubro de 2013.

 

 

EMPRESAS COM
RESPONSABILIDADE SOCIAL
linha_sep_sfdum-dumemecarrara