FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE

CONVOCAÇÃO PARA O BEM SOCIAL

Na qualidade de primeira-dama da nossa cidade de Capivari, SP, venho dar conhecimento ao povo capivariano sobre o Fundo Social de Solidariedade de Capivari, que tem por objetivo atender às necessidades e problemas locais da população.

O Fundo Social é por mim dirigido, com o objetivo de mobilizar a sociedade, por meio de campanhas, parcerias, eventos e outras ações, visando a melhoria da qualidade de vida da população carente e, por ser um trabalho de equipe, conta com a colaboração voluntária de mais dez membros, quais sejam:

Ângela Stênico Prado
Dirce M. Forti Pazianottto
Giovana A. Proença Forti
Irma Rui Pagotto
Marina Rodrigues
Marivone G. Canobre
Nancy Assad Bozza
Rosemary Gawlinski Franchi
Solange M. M. Hoppe Padilha
Valéria de Jesus Pereira

Assim, quero explicar o que vem a ser o Fundo Social de Solidariedade.

Solidariedade não é somente ajudar, alcançar alguma coisa para o próximo. Solidariedade é informar, é compartilhar o que a gente sabe. É compartilhar, com aquelas pessoas que não têm acesso a informação, o que nós onseguimos aprender. Uma verdadeira rede de solidariedade pode transmitir conceitos e ajudar a sociedade a colocá-los em prática. Ser solidário é ter interesse pelo próximo. Ser solidário é ajudar o próximo a não se perder, a não ser enganado, a não ter sua saúde, sua vida, em risco.

Assim, para que haja solidariedade, para que possamos realmente ajudar a quem precisa, é necessário e vital termos recursos, daí a palavra Fundo, ou seja, capital para viabilizar a solidariedade.

Desta maneira, as nossas ações consistirão em levantar as principais necessidades e aspirações da nossa comunidade; definir e encaminhar soluções possíveis para os problemas levantados; valorizar, estimular e apoiar iniciativas da comunidade voltadas para a solução dos problemas locais; promover articulações e atuar integralmente com unidades administrativas da Prefeitura Municipal e outras entidades públicas e privadas. E, claro, para isso temos que levantar recursos humanos e financeiros para realizar e resolver os problemas da nossa sociedade.

Para tanto, é preciso que toda a sociedade capivariana se envolva e participe plenamente das nossas ações. Assim, mais que uma cidade, seremos uma família, a família capivariana, que tem por escopo cuidar, orientar e, sobretudo, auxiliar na formação do verdadeiro cidadão.

Por este motivo, o Fundo Social de Solidariedade de Capivari, que é norteado pela lei municipal nº 1.655, de 09 de abril de 1984, e tem como objetivo disseminar o conceito de solidariedade. Nós temos esta missão de unir parcerias e levar para um local público toda a informação sobre prevenção de doenças, de violência, de desrespeito aos direitos humanos; enfim, ajudar a população.

Vamos unir forças e ajudar as pessoas a conhecerem seus direitos, seus deveres, a saberem o que são cada um destes eixos que vamos trabalhar e como fazer para se defender e denunciar, sem medo.

Quem quiser conhecer mais sobre nosso trabalho, totalmente voluntário, é só entrar em contato:

Rua São Paulo, 126 – Vila Cardoso
CEP 13360-000 – Capivari – SP
Telefone: (19) 2146-3000
E-mail: fundosocial@capivari.sp.gov.br

Paula Bozza Proença
Presidente do Fundo Social de Solidariedade

 

 

 

No dia 1º de dezembro de 2013, domingo, a partir das 8 horas, vai acontecer a primeira edição do Bem-Fazer em Capivari, um evento anual de solidariedade, reunindo toda a sociedade de Capivari em ações voluntárias e incentivando ações transformadoras que possam contribuir para melhorar a cidade em que vivemos.

Saiba mais sobre o Bem-Fazer em Capivari, clicando aqui.